Quais são os recursos de API da Open AI utilizados pelo Sak?
Atualizado em 03/10/2025
Recursos de API da OpenAi utilizados
Embeddings
É um recurso que transforma texto em um vetor para possibilitar a busca semântica. É realizado um tratamento matemático que possibilita que o conteúdo com significado mais próximo da pergunta do usuário seja inserido no contexto dos modelos de IA.
É utilizado embedding para tratar os seguintes recursos do Sak:
- Processar artigos do FAQ: os conteúdos dos artigos são processados automaticamente ao integrar com a OpenAi. Cada artigo é processado individualmente.
- Processar arquivos para uso dos agentes: os arquivos são divididos em partes menores, e cada parte é processada individualmente. A quantidade de partes para serem processadas depende do tamanho do arquivo e da quantidade de texto.
- Processar perguntas e respostas para os agentes: cada variação da pergunta é processada individualmente. A resposta não é processada.
- Processar vídeos do Youtube para os agentes: a transcrição do vídeo é dividida em partes menores, e cada parte é processada individualmente. A quantidade de partes para serem processadas depende do tamanho da transcrição do vídeo.
- Processar produtos para os agentes: os produtos são processados individualmente ao serem importados. Quando houver mudanças no nome ou descrição de um produto, ele será processado novamente.
- Processar as mensagens de usuário: todas as mensagens recebidas de um usuário são processadas. É crucial para que a pesquisa semântica encontre o conteúdo mais significativo para a dúvida do usuário. Exemplos: pesquisas no Widget e no Faq, perguntas no chat do tema 2 do Widget, interações de clientes no Whatsapp e respostas de agentes, incluindo testes.
Note que o custo do uso de embeddings depende exclusivamente da quantidade de conteúdos tratados no Sak e na interação de usuários. Atualmente é utilizado o modelo text-embedding-ada-002. Confira o preço de uso clicando aqui.
Geração de texto
A geração de texto é utilizada para gerar as respostas para as dúvidas dos usuários. Nas respostas no Widget e no Faq, é utilizado o modelo gpt-4o-mini. Para os agentes, deve-se considerar o modelo escolhido na configuração de cada agente. Confira os preços clicando aqui.
Transcrição de áudio
Para transcrever mensagens de áudio do Whatsapp é utilizado o modelo gpt-4o-transcribe. Somente arquivos no formato .mp3 e .ogg são transcritos. Confira o preço clicando aqui.